Mande seu texto para ser publicado->> filosofiafsv@gmail.com
Filosofando... X

2010... Aguardem novidades...

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Edital 002/2008 EDITAL DE SELEÇÃO À PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA (MESTRADO / TURMA 2009)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E NATURAIS
DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA
COORDENAÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA - PPGFIL
Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras, Vitória-ES, CCHN.
CEP:29060-970 Tel.: (27) 3335- 7623
E-mail: ppgfil.ufes@yahoo.com.br
Site: http://www.cchn.ufes.br/ppgfil/

Edital 002/2008
EDITAL DE SELEÇÃO À PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA (MESTRADO / TURMA 2009)

O presente edital foi aprovado pelo Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Filosofia, em Reunião Ordinária do dia 17 de setembro de 2008, em conformidade com o Regimento do Programa de Mestrado em Filosofia e, de acordo com as exigências da Resolução 25/1995 do CEPE.

1. VAGAS:
As vagas para admissão ao Curso de Mestrado em Filosofia da Universidade Federal do Espírito Santo, para ingresso no primeiro semestre de 2009, são de até 10 (dez). O Curso de Mestrado é presencial e funciona prioritariamente no turno diurno, exigindo-se do mestrando, pelo menos, 20 vinte horas de dedicação semanal às diversas atividades do Curso. Embora o número de vagas seja de 10 (dez), não é obrigatório o preenchimento integral das mesmas.

2. PERÍODO E LOCAL DE INSCRIÇÕES:
As inscrições far-se-ão na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Av. Fernando Ferrari s/n, Campus Goiabeiras, no edifício administrativo do Centro de Ciências Humanas e Naturais (CCHN), andar térreo, de 2ª a 6ª feira, do dia 13/10 a 05/12/08, no horário de 13 às 18 h, onde serão fornecidas as informações complementares aos candidatos. Aceitar-se-ão inscrições via SEDEX considerando-se a data da postagem até o dia 05/12/08.

3. DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA A INSCRIÇÃO:
O candidato, para se inscrever nas provas de seleção ao Curso de Mestrado, deverá apresentar à Secretaria do Departamento de Filosofia os seguintes documentos: a) formulário de inscrição, disponível na Secretaria do Departamento, devidamente preenchido, acompanhado de uma (01) fotografia 3x4 cm; b) cópia do diploma de graduação expedido por estabelecimento oficial ou oficialmente reconhecido, ou documento emitido por órgão acadêmico responsável que comprove estar o candidato em condições de concluir o curso antes de iniciadas as atividades escolares; c) prova de estar em dia com as obrigações eleitorais e/ou militares, no caso de candidato brasileiro, ou documentos exigidos pela legislação específica, no caso de estrangeiro; d) cópia da carteira de identidade e do CPF, no caso de brasileiro, ou documentos exigidos pela legislação específica, no caso de estrangeiro; e) Pagamento de taxa de R$ 100,00 na Secretaria do de Filosofia, no ato da inscrição (ver mais informações no Anexo III); f) Currículo impresso no formato da Plataforma Lattes, do CNPQ (http://lattes.cnpq.br/);
O deferimento do pedido de inscrição será feito pelo Colegiado do Curso de Pós-Graduação em Filosofia, que examinará toda a documentação apresentada. O resultado será divulgado no dia 10/12/08, em lista afixada na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Somente serão aceitos os pedidos de inscrição que atendam às exigências deste edital.
Os candidatos, cujos pedidos de inscrição tiverem sido deferidos de acordo com os critérios estipulados, deverão ainda entregar, conforme item seguinte, o Anteprojeto de dissertação, a fim de poderem participar do exame de seleção para cuja realização o Colegiado de Pós-Graduação constituirá uma banca examinadora. Para a realização das provas escritas, cada candidato será identificado somente através de um número, que receberá por ocasião do deferimento da inscrição.

4. ANTEPROJETO DE DISSERTAÇÃO: O candidato deverá depositar, no período de 2 a 4 de fevereiro de 2009, das 14:00 às 17:00 hs, na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Filosofia, quatro exemplares do Anteprojeto de Pesquisa que pretenda desenvolver como Dissertação dentro da Área de Concentração em Filosofia, subdividida nas seguintes Linhas de Pesquisa: 1) Metafísica; 2) Filosofia da Arte; 3) Filosofia da Religião. A descrição sumária das linhas e os docentes que as compõem estão no Anexo II. O Anteprojeto de Dissertação deverá ter uma indicação clara da sua inserção em uma das Linhas de Pesquisa, e ser redigido conforme normas contidas no Anexo I.
A não entrega do Anteprojeto de Dissertação no prazo estipulado implicará eliminação do candidato do processo seletivo. Não haverá, de forma alguma, devolução do valor da taxa de inscrição.

5. PROCESSO DE SELEÇÃO
O exame de seleção consta das seguintes Etapas:
1ª Etapa: Prova escrita versando sobre questões formuladas pela Banca Examinadora a respeito da bibliografia abaixo listada: 1)Platão. Fédon (Trecho 91d a 107b) In: Diálogos. Protágoras, Górgias, Fedão. Belém: EDUFPA, 2002; 2) Benjamin, Walter. “A obra de arte na época de suas técnicas de reprodução”(3ª Versão). In Textos escolhidos (Col. Os pensadores) São Paulo: Abril Cultural, 1983; 3) Ricoeur, Paul. Leituras 3 - As Fronteiras da Filosofia. São Paulo: Loyola, 1996, (pp. 163-205).
A banca elaborará uma questão para cada texto, mas na ocasião da prova será realizado o sorteio de apenas duas para serem respondidas pelos candidatos.
Esta prova receberá uma pontuação de zero a dez e terá caráter eliminatório, sendo eliminados os candidatos que receberem nota inferior a 7,0 (sete). Data do exame: 05/02/09, das 14 h às 17 h. A prova escrita será realizada obedecendo ao estabelecido a seguir:
I. O candidato não poderá consultar qualquer tipo de material; O candidato será identificado, na prova escrita, pelo número de inscrição, não podendo se identificar pelo nome sob pena de ser eliminado do processo seletivo. Os conteúdos da prova serão desenvolvidos a partir da bibliografia que consta neste item;
II. O candidato disporá de no máximo três horas para a elaboração da prova.
III. A avaliação da prova individual escrita será feita com base nos seguintes critérios:
a) Atendimento ao foco das questões, ou seja, o candidato deverá responder ao que se pergunta;
b) Conhecimento do assunto, ou seja, o candidato deverá sustentar o raciocínio, fundamentado na bibliografia designada e demonstrando capacidade de formulação própria;
A listagem dos aprovados nesta etapa será publicada dia 09/02/09 no Quadro de Avisos da Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFES.
Obs.: Estará automaticamente desligado do processo seletivo o candidato que faltar a qualquer uma das etapas do processo de seleção, ou chegar com atraso superior a 15 min do horário estabelecido e/ou não apresentar o Documento de Identidade e o Cartão de Inscrição para o acesso ao local de aplicação da prova escrita.

2ª Etapa: Prova de proficiência em língua estrangeira, (Inglês, Francês ou Alemão), que consistirá em tradução de texto filosófico escrito originalmente na língua estrangeira. Será permitido o uso privativo de dicionário da língua escolhida, sem compartilhamento com outros colegas. A prova receberá pontuação de zero a dez e terá caráter classificatório. O exame terá a duração de duas horas e realizar-se-á no dia 12/02/09, das 14 h às 16 h. No caso de o candidato ser reprovado no exame de proficiência (nota inferior a 7,0) e ser aprovado na Primeira e Terceira Etapas do processo seletivo, poderá repeti-lo, uma única vez, até o final do segundo semestre letivo do Curso de Mestrado, sem direito à prorrogação de prazo, em caráter eliminatório.

3ª Etapa: Entrevista com os candidatos aprovados na 1ª Etapa. Nesta entrevista serão abordados temas pertinentes ao anteprojeto de pesquisa proposto pelo candidato e requeridos esclarecimentos acerca de seu Currículo Lattes. Data: 13/02/09, em horário a ser divulgado. A entrevista será avaliada numa escala de zero a dez, com caráter eliminatório, sendo eliminados os candidatos que obtiverem nota inferior a 7,0 (sete). Critérios de Avaliação para a Terceira Etapa: 1) Coerência e pertinência do anteprojeto apresentado, do ponto de vista formal. Os itens que devem constar obrigatoriamente nos Anteprojetos encontram-se no Anexo I; 2) Coerência na argumentação das idéias, tanto na escrita do projeto quanto na argüição oral; 3) Viabilidade de realização do projeto dentro da duração do Curso de Mestrado; 4) Adequação dos objetivos do projeto de pesquisa a uma das três linhas de pesquisa do Mestrado em Filosofia da UFES e possibilidade de ser orientado por um dos professores do programa; 5) Disponibilidade para dedicação e compromisso com o Curso de Mestrado em Filosofia, caso seja classificado.
A listagem dos aprovados no processo seletivo será publicada dia 16/02/09 no Quadro de Avisos da Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFES.

Serão considerados habilitados os candidatos que obtiverem na soma das notas da prova escrita e da entrevista a média mínima de 7,0, no limite das vagas existentes, sendo a pontuação da prova de Língua Estrangeira somada para efeito de ordem classificatória, e os candidatos serão classificados na ordem decrescente do somatório das notas obtidas. Será garantido ao candidato o acesso às suas provas, e prazo para recurso de 48 horas, a contar da data de divulgação dos resultados. Em caso de um ou mais candidatos terminarem empatados, serão os seguintes, pela ordem, os critérios de desempate: 1) Maior nota na Entrevista (3ª Etapa); 2) Maior nota na Prova Escrita (1ª Etapa); 3) Maio nota na Prova de Proficiência em Língua Estrangeira (2ª Etapa)

Os casos omissos serão resolvidos pela Banca de Seleção, ouvido o Colegiado Acadêmico do PPPGFil-UFES.

6. CRONOGRAMA
O processo seletivo obedecerá ao seguinte cronograma:
- Inscrição dos candidatos:13/10/08 a 05/12/08;
- Apresentação da homologação das inscrições no dia 10/12/08;
- Entrega dos Anteprojetos de dissertação: 2/02/09 a 4/02/09;
- 1ª Etapa: 05/02/09;
- Apresentação dos resultados da 1ª Etapa –09/02/09;
- 2ª Etapa - Prova de Proficiência em Língua Estrangeira para os aprovados na 1ª Etapa – dia 12/02/09;
- 3ª Etapa - Avaliação do Anteprojeto e Entrevista para os aprovados na 1ª Etapa – dia 13/02/09;
- Apresentação do Resultado Final – dia 16/02/09. Não serão fornecidos resultados por telefone ou e-mail. A documentação apresentada pelos candidatos deverá ser retirada em um prazo máximo de 30 dias. Todos os resultados serão divulgados a partir das 17 h.

As aulas da 2ª Turma do Curso de Mestrado em Filosofia terão início no primeiro período letivo de 2009. Os candidatos aprovados e classificados deverão fazer sua matrícula na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Filosofia, em data a ser divulgada. Para a matrícula, será necessária a entrega de fotocópia dos seguintes documentos: Diploma (ou certidão de conclusão de curso, caso o diploma não tenha sido emitido), Histórico Escolar do curso de graduação, Registro Geral (Carteira de Identidade), CPF, Certificado de Reservista (para alunos do sexo masculino), Título Eleitoral e comprovante de quitação com a Justiça Eleitoral.

ANEXO I

O Anteprojeto deve ser apresentado em quatro vias no prazo estabelecido neste edital, e deverá ter, no máximo, 10 páginas (digitados em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5), e deverá conter os seguintes itens:
a) Identificação (autor, linha de pesquisa e identificação de 1 nome de professor para orientação);
b) Resumo (até 10 linhas);
c) Objetivo (delimitação clara do tema a ser pesquisado a partir de bibliografia filosófica pertinente às linhas de pesquisa do Mestrado em Filosofia da UFES);
d) Plano de trabalho (contendo descrição dos capítulos em que o tema será desdobrado e cronograma das etapas de realização);
e) Justificativa (defesa da pertinência do tema enquanto pesquisa de dissertação de mestrado em filosofia);
f) Referências bibliográficas (com todos os textos citados no Anteprojeto e outros pertinentes ao desenvolvimento).
g) Data e assinatura.

ANEXO II
Linhas de Pesquisa do Mestrado em Filosofia (para maiores detalhes, consultar : http://www.cchn.ufes.br/ppgfil/)

I- Metafísica.
A questão do ser e a noção de verdade; a relação entre ontologia e linguagem; a Metafísica vista desde sua revisão histórica nos discursos pós-metafísicos.
II- Filosofia da Arte.
Estudo de temas e autores fundamentais relacionados às questões do belo, da arte, da criação artística e da recepção da obra de arte.
III - Filosofia da Religião.
Estudo de temas e autores fundamentais sobre a inter-relação entre ação, cultura, religião e mística.


Docentes do PPGFIL-UFES (para maiores detalhes, consultar : http://www.cchn.ufes.br/ppgfil/):
Professores permanentes:
- Bernardo Barros Coelho de Oliveira. Linha de Pesquisa: Filosofia da Arte.
Temas: Estética moderna, filosofia da arte (hermenêutica e teoria crítica), filosofia e literatura. Vagas: 05.
- Carla Francalanci. Linhas de Pesquisa: Metafísica e Filosofia da Arte.
Temas: Ontologia da imagem, beleza e verdade (Filosofia da arte); Verdade e aparência, linguagem e finitude (Metafísica). Autores: Platão, Aristóteles, Heidegger. Vagas: 05.
- Cláudia Pereira do Carmo Murta. Linha de Pesquisa: Metafísica.
Temas: Metafísica e Psicanálise. Autores: Platão, René Descartes, Sigmund Freud, Jacques Lacan, Alain Badiou. Vagas: 05.
- Edebrande Cavalieri. Linha de Pesquisa: Filosofia da Religião.
Temas: Filosofia da religião, fenomenologia da religião, hermenêutica da religião, fenomenologia do sagrado. Autores: Edmund Husserl, Edith Stein, E. Levinas, Martin Buber, Gadamer, Rudolph Otto, Kant e Hegel. Vagas: 05.
- Fernando Mendes Pessoa. Linhas de Pesquisa: Metafísica e Filosofia da Arte.
Temas: filosofia da arte, filosofia, poesia e literatura. Autores principais de filosofia: Nietzsche e Heidegger. Vagas: 02.
- Jorge Augusto da Silva Santos. Linhas de Pesquisa: Metafísica e Filosofia da Religião.
Temas: Metafísica e neoplatonismo - Ontologia e linguagem - Filosofia e Mística na Antigüidade clássica e tardia e no pensamento medieval. Vagas: 02.
- Marcelo Martins Barreira. Linha de Pesquisa: Filosofia da Religião.
Temas: filosofia e mística; hermenêutica contemporânea e religião; cristianismo e pós-modernidade. Vagas: 05.
- Ricardo da Costa. Linha de Pesquisa: Metafísica.
Temas: Metafísica, Ética, Alma, Filosofia e Literatura. Autores: Ramon Llull, Bernardo de Claraval, Álvaro Pais. Vagas: 05.

Professores Colaboradores:
- Arhur Araújo – UFG/UFES (Metafísica)
- Gilvan Fogel – UFRJ (Metafísica).
- José Pedro Luchi - UFES (Filosofia da Religião)
- Michael Soubbotnik – Convênio UFES/Univ. Paris Est (Metafísica)

ANEXO III
Informações sobre preenchimento da GRU para pagamento em http://www.cchn.ufes.br/ppgfil/ ou na secretaria do PPGFIL
Serão analisados pedidos de isenção de taxa de inscrição. Os pedidos deverão ser feitos até o dia 21/11/08, na secretaria do PPGFIL-UFES (ver edital específico com normas para este pedido em http://www.cchn.ufes.br/ppgfil/). O resultado da análise dos pedidos será feito até 28/11/09.