Mande seu texto para ser publicado->> filosofiafsv@gmail.com
Filosofando... X

2010... Aguardem novidades...

quinta-feira, 14 de agosto de 2008

FILOSOFIAFSV: mais que um mercado; uma fábrica.


Caro internauta não é a primeira e nem será a última vez que você verá uma página, na rede mundial de computadores, dar início a sua história, principalmente na efervescência constante de tecnologias que possibilitam o desenvolvimento de meios para que a comunicação global seja ainda mais veloz. Além disso, também não é a primeira e (creio eu) não será a última vez que você verá uma nova página propondo que a Filosofia adentre neste mundo digital. Por isso não fique emocionado com nossa atitude, mas sim atento ao que aqui for postado, pois será nada mais nada menos que resultado das nossas infinitas discussões no ambiente acadêmico ou onde a filosofia insiste em nos acompanhar.

Não serei pretensioso em afirmar que não existe outro campo do saber que tenha passeado tanto e em diversos ambientes como a filosofia: desde as praças de Atenas em que Sócrates por vezes filosofou; aos Jardins em que Epicuro buscava alcançar a aponia; às Academias fundadas por Platão; aos Liceus de Aristóteles repletos de peripatéticos; ao interior das Igrejas e Mosteiros Católicos medievais e da mente de alguns santos como Ambrósio, Agostinho, Anselmo e Tomás; às sinagogas judaicas causando algumas excomunhões como Acosta e Spinoza; aos salões imperiais; às inúmeras universidades européias (e por que não falar hoje: às inúmeras universidades do mundo); aos tantos cafés espalhados pelo globo; e tantos outros lugares que aqui não citei, mas que já sentiram a presença devastadora e construtora da “mãe de todas as ciências”.

E agora, eis mais um ambiente em que a filosofia encontrou morada: a internet. Uma morada em constante movimento. Morada que não se limita com paredes, mas com a acessibilidade de poucos. Morada da informação e porque não do conhecimento.

Morada? Prisão! A outra face da internet: tendenciosa a ser tão boa que leva ao acomodo do homem, deixando de viver com os outros para viver com a máquina e seu sistema binário – sistema esse que tem sua origem na filosofia. Prisão que pode, ao invés de contribuir para o desenvolvimento intelectual, atrofiar toda produção cerebral à dois comandos: Ctrl+C e Ctrl+V.

O que quero apresentar a você, caro leitor, ou melhor, caro internauta é uma nova ferramenta para construção de pensamento. Esse MURAL VIRTUAL ou BLOG não é um mercado de produções prontas e conceitos já formados, mas uma fábrica de pensamento, de conceitos e conhecimento. Essa é nossa proposta: abrir um novo canal para o contato da comunidade acadêmica e não-acadêmica com aqueles que estão almejando o título de filósofos e quem sabe um dia alcançar o calcanhar de alguns mestres como Pitágoras, Zenão, Ockham, Descartes, Kant, Hume, Nietzsche, Heidegger, Foucault, entre outros, e ter nossos nomes eternizados na história da filosofia.

A partir da presente data o pensamento dos alunos de Filosofia da Faculdade Salesiana de Vitória poderá se desprender das correntes que nós colocamos consciente e inconscientemente prendendo-o as salas de aula dos edifícios da instituição e ganhar o mundo, literalmente.

Se você chegou a ler até aqui: seja bem-vindo (a) à nossa vida!!!

R. V. Cordeiro (6º período)